quarta-feira, dezembro 07, 2005

Yoga



Há anos atrás, pensava que o Yoga era uma prática para alguns. Irreal... que não estava ao meu alcance. Sem movimento e com tanto movimento, nada indicado a uma pessoa como eu que não parava, sempre andava á procura de alguma coisa para fazer. Era preciso ser uma pessoa muito especial para fazer Yoga.
..............................................................................................
Tudo tem o seu tempo, e em 2004 fui experimentar uma aula...e fiquei. Esse primeiro passo foi na Junta de Freguesia de Massamá, na Casa dos Arcos. Uma energia inexplicável aquele espaço me transmitia.
Estou aqui hoje, a partilhar convosco mais uma experiência. Yoga faz bem ao físico mas sobretudo faz muito bem ao nosso espírito e vamos aprendendo a estar bem connosco que é importante para estarmos bem com os outros .


Yoga é uma filosofia de vida, uma filosofia que nos ensina técnicas por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como nos concentrarmos e como trabalhar os músculos, articulações, nervos, glândulas endócrinas, orgãos internos, através de exercícios físicos extremamente bonitos, fortes, mas leves ao mesmo tempo. É um deixar fluir. É disciplina .
"A palavra Yoga, que deriva da raiz yuj, significa unir ou religar, no sentido de ligar novamente o homem a algo essencial de seu ser, do qual era unido e que agora vive distante...”


Será conveniente fazer um check-up com o médico assistente. Caso apresentemos algum problema tais como: tensão arterial alta ou baixa, problemas cardíacos ou pulmonares, de pulmonares, vertigens, tonturas, de coluna ou outros devemos comunicar ao professor para que ele possa indicar ou contra indicar os exercícios que deveremos praticar ou abstermo-nos.
Todos nós podemos tirar benefícios da prática dp Yoga se o fizermos com discernimento e com regularidade. O nosso corpo não só precisa de alimento e bebida mas também de exercício diário para nos mantermos em forma, vivo e harmonioso.

E por fim deixe-vos com um pensamento do Profº Hermógenes.

"O YOGA É O ESFORÇO, ACÇÃO E VITÓRIA
É O PARTIR; O CAMINHAR E O CHEGAR
É ESCLARECER, É SERVIR, É AMAR"

Até...e façam o favor de serem felizes!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Se havia alguém que precisava de ter um blog sem dúvida que essa pessoa eras tu Céu.
Parabéns.
Continua a partilhar os teus conhecimentos connosco.
Um big bj.

Anónimo disse...

Olá!

Parabéns pela pratica de Yoga.
Eu também faço na Amadora e gosto imenso e de facto a prática é para todos... todos aqueles que gostam de qualidade de vida.

Abraços