quinta-feira, dezembro 15, 2005

Os cincos princípios do Reiki

Os príncipios do Reiki são uma das grandes ferramentas para o desenvolvimento humano do sistema.

Os princípios do Reiki não foram criados por Usui, mas adaptados pelo mesmo.


No tempo do Dr. Usui recitavam-se estes princípios no ínicio de todas as reuniões, assim como os poemas do Imperador Meiji e a meditação gassho.

1. Kyo dake wa kansha shite.
Hoje agradecerei as minhas bençãos.


O caminho da humildade é também através da atitude interior de gratidão perante aquilo que recebemos dos outros, da Natureza e de Deus.

Sentirmo-nos gratos perante tudo e todos predispõe-nos a atrair a própria abundância. Uma de postura contrária, bloqueia toda essa energia positiva, atraindo dificuldade e carência. Devemos agradecer ao Grande Arquitecto simplesmente por estarmos vivos e fazermos parte da sua Obra, que é o próprio Universo.

2. Kyo dake wa okaru-na.
Hoje não me preocuparei.

Saiba viver cada momento como se ele fosse único e eterno, não esquecendo que em tudo o que acontece existe um propósito Divino e Universal. Devemos substituir a lamúria, dúvida e preocupação por meditação, compreensão e fé, pois nada acontece por acaso e nunca estamos sós em nenhum momento da nossa existência.
Quando algo nos sucede afectando-nos, devemos parar para pensar qual a lição que a vida nos quer ensinar.

3. Kyo dake wa shinpai suna.
Hoje não me aborrecerei.

A ira, a raiva e o ódio são emoções desnecessárias e destruitivas, que fazem parte duma fraqueza no ser humano. As circunstâncias ou pessoas que atraímos no nosso percurso, são apenas reflexos e consequências de algo que existe em nós: atraímo-las pela necessidade de aprender mutuamente certas lições de vida para evoluir, pois através do que os descontrola podemos descobrir os nossos pontos fracos.
A raiva cria doenças no corpo e faz-nos perder o controlo do Ego e do espiríto, ficando naquele instante tal como um boneco articulado, comandado por forças que nem são nossas, nem são positivas.
Assim, é de grande sabedoria e altamente benéfico aprender a transformar essa energia, sabendo lidar com ela construtivamente e não esquecendo que a agressividade (através) do pensamento, palavras ou acções) atrai sempre resposta semelhante.
4. Kyo dake wa goo hage me.
Hoje trabalharei hosnestamente.
A verdade e a honestidade são algo que se transmite; na lei de causa-efeito a nossa postura de enfrentar a verdade em todas as coisas irá projectar honestidade sobre os que nos circundam e também sobre nós mesmos. Trabalhar árdua e honestamente é ser verdadeiro para com o amor próprio, que irá naturalmente irradiar harmonia na vida da própria pessoa.
5. Kyo dake wa hito ni shinsetsu ni.
Hoje serei bondoso para com o meu próximo e com todos os seres vivos.
Cada pessoa, animal, planta e mineral faz parte do Todo, no qual nós também estamos incluídos. O Amor e o Respeito por todas as formas de vida é uma lição de Humildade, que devemos saber reconhecer. Aceitar todas as diferentes formas ou fases de evolução de cada ser, também faz parte da tolerância que em cada um de nós deve fluir. Amar e aceitar não só os nossos mas todas as formas de vida, é o princípio pelo qual nos devemos reger, ajudando a curar-nos e a curar o planeta.
De manhã e á noite, com as mãos em oração, canta-os com a tua boca e fá-los ecoar no teu coração. Método Reiki Usui para mudar a tua mente e o teu corpo para melhor.

Sem comentários: