......................................................................................................
Propus-lhe a hipótese de uma regressão guiada por um terapeuta de Reiki…
Disse-me que era uma hipótese, mas ainda não se sentia com vontade ou coragem ou simplesmente não quer por ora.
Tudo tem o seu tempo e o tempo do Gustavo não é o meu!
....................................................................................................
O facto de ter chegado á certeza de que gostava de mulheres e de ser uma situação contraditória, nem que fosse no subconsciente, de pensar ser homosexual, ou seja a não aceitação de ser homossexual, arranjou, interiorizou esta saída? Mesmo com os riscos que implicam?
......................................................................................................
Uma vida mal vivida como homem? Ou por não a ter vivido de verdade ou por ter feito algo de que no mais íntimo do ser, se pune? Será que queres mostrar ao mundo, ao Universo que podes ser na verdade um bom Homem e representar essa espécie condignamente?
.......................................................................................................
Houve alguém que lhe disse que se fechasse os olhos a sentia um homem. Que a Sónia agia e pensava como homem…
Porquê o meu coração não reparou nisso?
........................................................................................................
Olhando a natureza, vou aceitando, tal como a mãe natureza aceita tudo o que a rodeia e transmite-nos a paz, tranquilidade, a beleza….
…………………………………..................................................................
1ª consulta com a Sónia…
Começámos por ouvir a directora do serviço de Psicoterapia comportamental, Drª Catarina Soares e o médico que segue a situação Dr. Ricardo Lacerda, que logo foram tratando-a por Gustavo, que nos deixou atónitos. Explicaram a situação, o processo e o que se iria passar nos próximos 4 / 6 anos mais ou menos, tempo até ás operações definitivas.
Primeiro consultas e mais consultas que em geral são de 15 em 15 dias, até não se sabe quando, depois consultas a nível físico, análises e mais exames, de seguida consulta para um diagnóstico definitivo em Coimbra….e até o implante do pénis é possivel, se bem tal como nos disseram o próprio clitóris e com enxertos do próprio corpo se pode formar(?) o pénis, como já fizeram e com êxito.
Em último e que me deixou completamente de boca aberta foi quando coloquei a situação de não poder vir a dar filhos isto porque na altura o Gustavo namorava e a pessoa muito falava que queria ter um filho…também é possivel através do ADN no Porto……
Já se faz tudo em Portugal! Hajam os homens que tanto estudam, pesquisam, experimentam!
…………………………………………………………………………………
Foi-nos dada a oportunidade de pôr as nossas questões, dúvidas e receios, mas o que nos assolou a mente instatâneamente foi como é que em tão pouco tempo chegaram a tal conclusão e que era aquele o caminho a seguir…
Também nos foi dito que na Holanda se faz este processo em menos tempo mas com um maior número de incidências de suicídios.
Saímos da consulta, como se nos tivéssem dado uma paulada...na lua...em Marte... completamente com as ideias desfazadas...
Em principio tudo se desmoromou, não por termos pensado em ver a nossa menina de vestido branco a entrar na igreja, tal como alguém da família comentou, nem pensei nisso mas pela impotência que revela toda esta situação de sofrimento, de espera, de identidade.
Tinha de fazer um luto á Sónia para conseguir nascer o Gustavo, mas a questão é que a Sónia não morreu, estamos a falar da mesma pessoa que sempre conhecemos, a sorrir para a vida de bem com a vida, rodeada de gente e a contar aventuras dos escuteiros, das festas de família, anedotas, com uma força do tamanho do mundo, apenas se está a falar do nome…
..................................................................................................
Primeiro foi onde eu estava que não vi os sinais, onde errei, os porquês, logo depois começámos por dissuadi-lo, depois pensei ser apenas um sonho e quando acordasse algo teria mudado…mas fui acordando dia após dia e este sonho não passava. A realidade é que o Gustavo está ciente do que vai passar e me diz que sabe não ser uma simples operação ao nariz, é um risco, mas e nascer, não é um risco?
..................................................................................................
Onde estava o manual de instruções? Aquele manual que acompanha tudo e mais alguma coisa? Aqueles livros que explicam este e aquele sentir?
.....................................................................................................
Já tinhamos alguns sites e artigos e uma linha de telefone que o Gustavo nos deu para nos pôr a par, mas este é um assunto que desde então vamo-nos deparando em programas de televisão e soube que bem perto de mim existem duas pessoas que já passaram por isto e ainda há pouco na TVI, nas tardes de Júlia deu “Transsexualidade feminina” e que por exemplo para a minha mãe foi um testemunho..... ajudou a entender o que não lhe tínhamos explicado …
A minha mãe fala-me de uma forma como eu nunca a tinha ouvido, de entendimento, de aceitação…....................................................
....................................................................................................
Não vai ser o primeiro caso, mas no meu sentir vai servir de cobaia, mas mais uma vez o Gustavo argumenta que alguém tem de abrir o caminho…
Mas não somos todos cobaias neste sistema institualizado? E somos felizes? Talvez sim, talvez não….........................................................
Pensando que a felicidade são momentos, então neste momento em que aceitamos o filho que temos, somos sem dúvida felizes!
........................................................................................................
O Gustavo sempre que me vê mais preocupada, sempre vai dizendo para eu me acalmar, para nós vivermos a nossa vida, porque temos de estar bem…
........................................................................................................
Se não pensarmos na falta do BI que não quer tratar, do curriculum que entendeu fazer em nome de Gustavo, pode-se dizer que está bem, tal como nos dizem os médicos.
Continua a sorrir, a sonhar fundamentalmente.
Bem haja Sónia…
Sê bem vindo Gustavo!!!